Mercedes S63 AMG traz 585 cv e redução de 100 kg


Escrito por Fabrício Samahá | Via: Best Cars | Fotos: Divulgação em 17/07/2013.


Mais potência, menos peso: a fórmula bem-sucedida em qualquer automóvel vem agora aplicada ao Mercedes-Benz S63 AMG, versão mais esportiva do sedã de alto luxo Classe S, cuja nova geração foi apresentada em maio. O motor permanece o M157 V8 de 5,5 litros e 32 válvulas com dois turbos e injeção direta, mas a potência subiu de 571 para 585 cv, mantendo o torque colossal de 91,8 m.kgf. Com até 100 kg de redução de peso em relação ao anterior, o novo S63 acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos, tempo espantoso para um carro de seu porte. A velocidade máxima continua limitada a 250 km/h pela central eletrônica.


A dieta do S63 passou não apenas pela construção mais leve da carroceria, que usa alumínio em todos os painéis externos, mas também por medidas como rodas de alumínio forjado, alojamento do estepe em fibra de carbono (!), bateria de íon de lítio e freios de compósito. O câmbio automático AMG Speedshift MCT tem sete marchas e três programas de uso: C ou eficiência controlada, S ou esporte e M ou manual. Tração integral está disponível como opcional em uma versão com entre-eixos mais longo, na qual 67% do torque é enviado às rodas traseiras para manter o comportamento esportivo. O escapamento tem válvula de controle para ajustar o nível de ruído entre dois modos.


Dois modelos de suspensão são oferecidos no novo sedã da AMG, que estreia em setembro no Salão de Frankfurt. O carro com tração integral vem com a Ride Control, com molas pneumáticas, controle eletrônico de amortecimento (independente em compressão e distensão) e os modos Conforto e Esporte. No S63 de tração traseira vem a Magic Body Control, a primeira suspensão em um carro de série capaz de se adaptar ao terreno pelo qual ainda não passou. Um sensor de superfície da via detecta ondulações no caminho adiante e antecipa os ajustes do sistema eletrônico, que também oferece os dois modos de uso citados.


O S63 traz ainda direção com assistência elétrica de dois modos (conforme o ajuste feito na suspensão), assistente dinâmico de curva (aplica leve frenagem à roda traseira interna à curva, o que facilita a inserção do carro e evita o "irritante subesterço", nas palavras da Mercedes), rodas de 19 ou 20 pol (com pneus traseiros 285/35 no segundo caso) e freios de compósito de carbono como opcionais pela primeira vez na versão. Outras opções são itens externos em fibra de carbono, sistema de áudio Burmester, mesas retráteis para o banco traseiro e bancos com massagem.


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